Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP)

 

Comunicamos a abertura das inscrições para o processo seletivo do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program (ILEP).  Para inscrever-se, o professor deve atender a todos os pré-requisitos estabelecidos.

As inscrições devem ser encaminhadas, impreterivelmente, até o dia 15/03/2011 a esta Coordenadoria, Praça da República, 53 sala 65B, Centro, São Paulo/SP, CEP 01045-903 aos cuidados de Ana Beatriz Pereira.

Os formulários que devem ser preenchidos estão anexados. Este ano, a documentação de apenas 5 candidatos, pré-selecionados, serão enviados para a seleção final.

Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: ana.pereira@edunetsp.gov.br, neide.gaspar@edunet.sp.gov.br ou valeria.georgel@edunet.sp.gov.br

Pré-requisitos:
ü Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública;
ü Estar atualmente trabalhando em sala de aula;
ü Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês;
ü Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;
ü Demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no
programa ILEP;
ü Demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
ü Ter fluência oral e escrita em inglês;
ü Ser cidadão brasileiro;
ü Preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo de volta para a Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com todos os demais documentos solicitados.

Processo seletivo:

Os candidatos interessados em participar no processo seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação do seu estado até o dia 15 de março de 2011.  Entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu estado e/ou acessar o site da Secretaria para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo no seu estado. Não
serão aceitos documentos entregues após essa data.

Atenção! Toda a documentação, abaixo discriminada, deverá ser entregue, impreterivelmente, ao Coordenador do Programa em seu Estado, que encaminhará ao Consed. Não serão aceitas inscrições feitas por outro intermédio.

IMPORTANTE:  Não serão aceitas as inscrições de candidatos que enviarem o seu material diretamente para a Embaixada Americana e/ou o IREX, organização responsável pela implementação do programa nos Estados Unidos.

Documentos necessários para efetivar sua inscrição no programa:
ü Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;
ü Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);
ü Carta de recomendação da Secretaria de Educação;
ü Fotografia colorida recente.

Cronograma do programa:
- 15 de março:    Prazo nos estados para o recebimento do material completo dos candidatos.
- 25 de março:      Prazo para que os estados façam a revisão do material enviado pelos candidatos e uma seleção de quais inscrições serão enviadas para a Embaixada.

Os seguintes estados poderão selecionar até 5 (cinco) candidatos para o processo seletivo nacional:
·        Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal*, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte*, Rio Grande do Sul* e São Paulo. (*Caso essas Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP).

Os seguintes estados poderão selecionar até 2 (dois) candidatos para a competição nacional:
·        Acre, Alagoas*, Amapá*, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará*, Paraíba, Piauí, Rondônia*, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. (*Caso essas Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP.)

- 31 de março:       Prazo para que os estados enviem para a Embaixada dos EUA (via e-mail: ilepbrazil@gmail.com) o material completo dos candidatos que participarão no processo seletivo nacional (serão considerados para esse processo apenas as inscrições do número acima de candidatos por estado).
- 08 de abril:        A Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a lista dos 30 (trinta) professores selecionados para seguir adiante no processo seletivo e fazer o exame TOEFL (taxa a ser coberta pelo governo americano).
- Até o dia 30 de abril:              Os 30 professores deverão se inscrever para o TOEFL e fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL)
- 13 de maio:         Prazo para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA.
- 25 a 27 de maio:         Embaixada dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os candidatos com as melhores inscrições (revisão de todo o material enviado) + melhores pontuações no TOEFL.
- Início de junho:  Embaixada dos EUA junta toda a documentação dos melhores candidatos.
- até 15 de junho: Embaixada dos EUA envia para Washington o material completo dos melhores candidatos do Brasil.
- Agosto:              O comitê de seleção em Washington revisa o material de todos os candidatos internacionais.
- Setembro:          IREX, a organização responsável pela implementação do programa, envia para a Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores
brasileiros selecionados para o programa.
- Outubro:            Selecionados preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos EUA.
- Novembro:        Orientação pré-partida em Brasília.
- Dezembro:         Selecionados finalizam os preparativos para a viagem.
- Janeiro de 2012:  Viagem para aos EUA.
- Final de maio De 2012:              Retorno dos professores ao Brasil.
- A partir de Agosto de 2012:  Realização de seminários/palestras para o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.